Empratamento digital e remoção de objetos de uma imagem

Boa tarde!
Bom, neste post venho-vos mostrar o resultado das minhas últimas duas tarefas, concretizadas, mais uma vez, no programa GIMP. Estas foram as seguintes:
1- Empratamento de uma comida;
2- Remoção de objetos de uma imagem.
As imagens utilizadas e os passos seguidos na execução das duas tarefas encontram-se no final deste post.


Empratamento de uma comida:

Quem aí em casa é que não tem saudades de ir comer fora e de se enfardar com os seus amigos? Pois bem, vamos ter de aguentar mais algum tempo. Pelo menos até que esta pandemia esteja controlada…
Até então, podemos sempre planear essa refeição ao fazer montagens relacionadas com a mesma! 

Neste caso, decidi montar um picnic, de forma digital! Um picnic completo, isso mesmo. Decidi expandir-me um pouco, porque ainda não estava contente só com o prato principal. E há que fazer recurso do GIMP para "cozinhar" digitalmente da melhor maneira possível, porque, sem ser dessa forma, não está nada fácil. 😂



🍴Cardápio:🍴 

🍲Entrada:🍲 
-Um creme de cenoura, rico em Vitamina A, e essencial para o sistema imunitário neste momento.

🍹Bebida:🍹
-Um sumo de laranja com ameixa, rico em Vitamina C e com um alto poder antioxidante.

🍝Prato principal:🍝
-Uma posta de salmão grelhado, fonte de Ómega 3, acompanhado por umas batatas assadas e por um ovo cozido. Acresce-se, ainda, umas rodelas de pepino, recheadas de Potássio, e um pouco de salsa e alguns condimentos extra. Tudo isto "regado" por uns fios de azeite.

🍨Sobremesa:🍨
-Uma taça de morangos naturais e frescos, e outra de bolas de gelado de diferentes sabores: baunilha, chocolate e natas com pedaços de chocolate. 




    
Remoção de objetos de uma imagem:

Esta é uma tarefa que se revela muito útil para o nosso quotidiano. Temos sempre algumas imagens que estão perto de estar perfeitas, mas há sempre um objeto ou uma pessoa que acabam por nos fazer mudar de ideias. 

Para ser sincera, não sabia, inicialmente, que imagem escolher, mas acabei por escolher uma que tirei nas férias do ano passado. Optei, então, por remover as pessoas que nela se encontravam, porque não gostei muito da atitude delas. Foi uma atividade um pouco mais trabalhosa, uma vez que só depois me apercebi que "clonar" grades não é uma coisa propriamente fácil. No entanto, desafios são sempre bem-vindos. Deixo-vos, então, com o antes e o depois dessa imagem:


Antes

Depois

Para conseguirem obter um resultado semelhante ao do das tarefas anteriores, devem realizar os seguintes passos:

Empratamento de uma comida:
Como cozinhar esta refeição?

-Alteração da perspetiva de alguns objetos;
-Adição de sombra nos objetos;
-Sobreposição de camadas com gradiente de cor para a confeção do azeite.

Agradecimento aos patrocinadores que possibilitaram a realização desta refeição:
























Remoção de objetos de uma imagem:

Bom, vou ser o mais breve possível aqui, porque não há muito que se lhe diga, a não ser para terem muita paciência e perfecionismo.

1- Vão apenas utilizar a "Ferramenta Clonar", ou até podem, como no meu caso, utilizar a "Ferramenta Pintor" e a "Ferramenta Pipeta", para corrigirem aquilo que não conseguirem fazer com a primeira. A vantagem desta atividade é que como estamos a trabalhar com imagens bitmap, apesar de se tornar mais trabalhoso, conseguimos sempre consertar certas falhas com a maior das precisões!


2- Esta ferramenta funciona mais ou menos como a "Ferramenta Curar". Vão reparar que, quando arrastam o cursor do mouse, vos aparece um pequeno símbolo de proibido. Isto, porque esta ferramenta funciona como um "clone". Ou seja, primeiro vocês selecionam uma secção semelhante àquela que apresenta o objeto ou pessoa que vocês pretendem remover. Para selecionar essa secção, pressionem a tecla CTRL, e, enquanto a pressionam, cliquem nessa zona. Depois é só irem com o cursor do vosso mouse até ao objeto que pretendem remover, e ir preenchendo essa zona com cliques suaves! Podem sempre fazer como eu, e alterar algumas propriedades da ferramenta, como o seu tamanho, a sua dureza e a sua força. E recomendo que façam isso para a edição ficar o mais natural possível! 




Hoje, o post foi um pouco mais longo. No entanto, espero que tenham gostado! Até à próxima!😁

Comentários