Olá a todos!
Nesta atividade, foi-me proposto fazer uma montagem, no programa GIMP, que consistia na inserção da minha pessoa num lugar português à minha escolha, de forma a dar a conhecer a beleza deste nosso país.
Assim, decidi dar-vos o prazer de contemplar, a meu ver, um dos locais mais bonitos de Portugal, a Universidade de Coimbra e, mais concretamente, a tão conhecida "Torre da Universidade de Coimbra", da autoria de Antonio Canevari. Ah, e também a minha pessoa que não fica nada atrás.😂
A razão por detrás desta minha escolha deve-se ao facto de, no verão passado, ter frequentado a Universidade de Verão desta instituição, onde tive a oportunidade de visitar e experienciar tudo o que de melhor ela oferecia, e de conhecer pessoas incríveis. No entanto, acabei por não tirar nenhuma fotografia nesta zona, o que me deixou um pouco triste. Mas, dizem que tudo acontece por um motivo e acho que chegou, finalmente, o momento em que posso confirmar a veracidade desta afirmação. Posso, agora, inserir-me digitalmente neste local e salvaguardar, nas minhas memórias, a jornada tão bonita que tive o prazer de vivenciar.
A Universidade de Coimbra é uma universidade pública localizada em Coimbra e é conhecida por ser uma das mais antigas do mundo! A sua fundação deu-se no dia 1 de março de 1290, ou seja, esta tem, atualmente, 730 anos. Esta instituição foi, também, declarada Património Mundial da UNESCO, pelos seus atributos na Educação, Ciência e Cultura. Está organizada em oito faculdades (Arquitetura, Educação, Engenharia, Humanidades, Direito, Matemática, Medicina, Ciências Naturais, Psicologia, Ciências Sociais e Desporto), que contam com um total de 1.648 docentes e 25.188 estudantes de várias nacionalidades!
Sem mais demoras, deixo-vos, então, com a montagem e com a fotografia original:
![]() |
| Montagem |
![]() |
| Fotografia original |
Se quiserem obter um resultado semelhante, devem realizar os seguintes passos:
1- Assim que abrirem o GIMP, abram também a imagem com o fundo que escolheram para a montagem. Neste caso, a imagem que utilizei como fundo foi a seguinte:
2- A seguir, abram, como camada, a imagem que apresenta a pessoa ou objeto que vocês pretendem inserir no fundo que escolheram. Vão reparar que, ao abrirem essa imagem, muito provavelmente esta ocupará o ecrã inteiro.
3- Como esta ocupa o ecrã inteiro, vamos escalar a imagem que acabámos de inserir, utilizando a "Ferramenta Escala". Para isso, com o cursor do mouse, damos um clique em cima da imagem. Algo semelhante ao que anexo, de seguida, deverá aparecer na vossa tela. Agora, vão, com o cursor do mouse, arrastar a imagem da forma representada pela seta a azul, até chegarem ao limite da mesma. Depois vão, através de um clique no quadrado que vos aparece, diminuir o tamanho da imagem. Caso não consigam dessa forma, podem sempre clicar em "Readjust", e redimensionar o quadrado que vos aparece, porque este está interligado ao tamanho da vossa fotografia. No final, não se esqueçam de clicar em "Escala", de forma a que as vossas alterações possam ser salvas.
4- Para moverem o que acabaram de escalar para uma secção específica da imagem, voltem à "Ferramenta Mover".
5- Agora que escolheram o tamanho que querem que a pessoa ou objeto apresente, vamos passar à parte em que removemos o fundo dessa imagem. Para isso, vamos precisar da "Ferramenta Seleção livre". Agora é só irem contornando o que pretendem colocar na montagem, através de sucessivos cliques. No final, vão a "Selecionar", e clicam em "Inverter". Isto, porque se não o fizessem e passassem logo à remoção do que estava selecionado, o que iria ser removido seria a própria pessoa. E não é isso que se quer aqui. Depois cliquem em Delete, ou vão a "Editar", "Limpar" para remover o fundo.

6- No final, para tornar a montagem mais natural, optei por passar uma borracha suave à volta da minha pessoa. Como também sou uma pessoa muito perfecionista e não queria remover todos os fios de cabelo que não ficaram no sítio, criei uma nova camada transparente. Com a "Ferramenta Pipeta", cliquei no meu cabelo para selecionar uma cor semelhante e, posteriormente, utilizei a "Ferramenta Pintor" e contornei esses tais cabelos, utilizando um tamanho de pincel muito reduzido e uma suavidade acentuada. Alterei também o nível de exposição e de luminosidade, uma vez que, na fotografia original, a iluminação era muito mais clara. Há que criar uma montagem credível!
E bom, acho que por hoje é tudo!
Fiquem bem!😘












Comentários
Enviar um comentário